5 HÁBITOS DE LEITURA PARA AS CRIANÇAS
Ler traz inúmeros benefícios ao desenvolvimento intelectual das crianças. Por isso, nunca é cedo demais para começar a estimular o hábito de leitura nas crianças. Mas como fazer para estimular a leitura desde cedo na vida da criança?
Apresentamos aqui 5 dicas fáceis para estimular o hábito de leitura para que as crianças leiam mais desde pequenas.
Como estimular a leitura desde cedo – 5 hábitos de leitura para estimular as crianças
Desenvolver o hábito de leitura nas crianças desde cedo é de fundamental importância para o desenvolvimento infantil. Isto porque, ler desenvolve a compreensão, a fala, a alfabetização ; aumenta a concentração; incentiva a criatividade; e ajuda a criança a reconhecer e lidar com seus sentimentos e emoções. Com isso, os livros devem estar presentes na vida da criança desde o mais cedo possível. E é possível iniciar a leitura desde o nascimento.
As crianças são naturalmente curiosas e aprendem por meio de estímulos e hábitos cotidianos.
Toda mãe, pai ou responsável sabe que quando uma criança gosta de algo, como uma música, ou um desenho animado, ela a escuta ou o assiste repetidamente. Isto ocorre pois o cérebro das crianças precisa de repetição para fixar informações, além de trazer uma sensação de conforto e segurança. Sendo assim, porque não usar isso para estimular a leitura dos pequeninos? Com a repetição e rotina é possível fazer com que a leitura se torne um hábito de diversão, aprendizado, conforto e segurança para as crianças. E esse hábito será levado para toda a vida.
Listamos aqui 5 hábitos de leitura para estimular as crianças a lerem:
1. Incentive o contato com os livros e outros formatos de leitura
Ter livros, gibis, histórias em quadrinhos em casa à disposição nas áreas em que a criança circula e convive. Assim, coloque livros à disposição nas áreas de brincadeira, no quarto, no carro, mesmo que a criança ainda não seja alfabetizada, desde pequena terá contato com livros, e por curiosidade natural irá se interessar. Isto porque, familiarizar a criança desde bebezinha com livros é tornar o livro um objeto comum na vida e fonte de descobertas. E para isso, existem livros próprios para a primeira infância, impressos em materiais resistentes (como estes: Uma lagarta muito comilona; Como é bom compartilhar; Amiguinhos: um livro de banho ) e livros do tipo brinque-book (como por exemplo estes: Livrinho macio do bebê ; Conhecendo os sons: pintinho ; Galinha pintadinha ) em que o livro é também brinquedo. Além disso, os livros podem ser colocados em prateleiras baixas especiais para a criança, como por exemplo, estas: prateleira parede ; rack para livros infantil.
2. Dê livros de presente para a criança
Crie o hábito de dar livros de presente para a criança, com o mesmo entusiamo quando a presenteia com um brinquedo. Além disso, estimule também os parentes, avós, madrinhas, amigos a darem livros no aniversário, dia das crianças, natal e outras datas. Uma forma de estimular os parentes e conhecidos a presentearem com livros é pedir para de dêem livros que marcaram a sua própria infância. Isto irá ajudar a criar vínculos emocionais, tanto com as pessoas queridas como com os livros, pois a criança associará o livro às pessoas que a amam. Neste sentido, existem muitos livros clássicos e com temáticas universais que passam de geração em geração tranquilamente como, por exemplo: Os três porquinhos ; A chapeuzinho vermelho , A branca de Neve , Cinderela entre tantos outros contos de fadas. Além destes, existem também muitos livros infantis tradicionais brasileiros, como Meu pé de laranja lima, A arca de Noé, O gato malhado e a andorinha sinhá, com histórias brasileiras e regionais que podem ser passadas pelas tradições familiares; e tantos outros clássicos da literatura infantil como O Menino Maluquinho ; Marcelo, Marmelo, Martelo; Alice no País das Maravilhas; Sítio do pica-pau amarelo; entre tantos.
Clique aqui e compre aqui os livros da MARRUAH!
3. Crie uma rotina diária de leitura para ler junto com as crianças pequenas
Tente criar uma rotina de leitura diária junto com a criança, mesmo que por alguns poucos minutos por dia. Assim, um dos momentos mais ideais é antes de dormir, nesta hora da rotina da noite muitas vezes as crianças acabam até adormecendo antes do final do livro. Isto porque, é um momento de relaxamento e tranquilidade em que os pais/responsáveis podem ler para a criança, ou se ela já estiver em fase de alfabetização a própria criança pode ler para os pais. De acordo com estudos científicos, o que lemos antes de dormir é melhor processado e retido pelo cérebro, o que melhora também o aprendizado.
4. Crie momentos de leitura rotineiros em família ou com amigos
Além da rotina de leitura diária da criança, é possível também criar um momento de rotina de leitura com a família inteira, por exemplo, uma sessão de leitura, em que a tv, telefones e tablets são desligados para que todos da família leiam juntos. Logo em seguida, cada pode contar um pouco do livro que está lendo, ou fazer desenhos sobre a história. As crianças adoram contar a história que aprenderam e que as emocionou.Lembrando sempre de que o mais importante é estabelecer rotinas, mas estas não precisam tomar um tempo muito longo.
Outra idéia é criar clubes de leitura com outras mães e crianças, em que cada um leva um livro, que possam trocar livros entre si, recomendar uns aos outros. Ou também, fazer a leitura em voz alta de um livro para todas as crianças. Com isso, a criança também aprende que os livros também são possibilidades de socialização.
5. Siga no ritmo da criança.
Siga no ritmo da criança, não force a leitura se a criança está cansada ou é um livro que não gosta, é melhor ler uma página por dia, do que não ler nada. Da mesma forma, algumas crianças têm mais facilidade, outras nem tanto. E, além disso, cada idade tem seu ritmo e capacidade. Às vezes, uma criança pequena só consegue ler por 5 minutos, enquanto os maiorzinhos, por mais tempo. Sendo assim, aumente o ritmo de leitura aos poucos, estabelecendo um tempo mínimo para cada idade. Muitas vezes a criança gosta de repetir a leitura do mesmo livro por vários dias, e isso é um bom sinal, de que a história a tocou e quer repetí-la para se sentir bem e fixar a história. E também, quando a criança já sabe escolher (geralmente a partir dos 3 anos de idade), deixá-la escolher o livro. Coloque os livros à disposição e peça para ela escolher a história que queira que seja contada.
Hábito para toda a vida
Em conclusão, essas são dicas que podem ser aplicadas facilmente no dia a dia. Antes de mais nada, respeitando o ritmo da criança e da rotina familiar. É mais fácil adaptar estas dicas ao seu cotidiano. Sendo assim, comece aos poucos, sem que seja um peso. Como resultado, com o tempo a própria criança pede pela leitura.
Assim, todas estas dicas ajudam as crianças a se familiarizarem com os livros, tomar amor pela leitura, e disso criar um hábito para toda a vida.
Leia mais sobre livros e outros tópicos interessantes no Blog da MARRUAH!
Leave a Reply